Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Seja bem-vindo ao Encceja, portal relacionado ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos no Brasil! Nosso maior objetivo para com o público que nos acessa é oferecer informações atualizadas sobre regras, inscrições e resultados relacionados ao Encceja.

Todos os cidadãos que precisam de uma certificação no Ensino Fundamental ou Médio poderão fazer a inscrição no Encceja e concluir os estudos. Para saber como participar, continue conosco!

Encceja

Criado pelo Ministério da Educação, o Encceja 2021 tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e conhecimento adquiridos pelos estudantes ao decorrer da sua vida.

O programa tem sido bastante procurado nos últimos anos, isso porque ele oferece a grande chance das pessoas que por algum motivo não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio, terem um diploma de conclusão e encontrarem uma boa oportunidade no mercado de trabalho.

Sendo assim, o futuro dos cidadãos brasileiro está somente em suas mãos. Para obter o certificado no Ensino Fundamental ou Médio, basta se dedicar aos estudos e ter um bom desempenho na prova!

Como funciona o Encceja?

A participação no exame é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada!

Algumas regras do Encceja são:

  • Que o candidato tenha, no mínimo, 15 (quinze) anos completos na data de realização do Exame (para quem busca a certificação de conclusão do ensino fundamental);
  • Que o candidato tenha, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de realização do Exame (para quem busca a certificação de conclusão do ensino médio);
  • Tenha registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

Este tipo de exame é composto por 4 etapas, com quatro provas objetivas, e cada prova contém 30 questões de múltipla escolha.

Para a prova Encceja do ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para se preparar para o exame, o INEP disponibiliza em sua página na internet o material didático pedagógico de apoio aos participantes e professores.

➜ Clique aqui, comece a estudar para confira o EDITAL da edição anterior ao exame!

Deixe um comentário