Imposto Estadual Cobrado Anualmente

Você já deve ter ouvido falar muito sobre o IPVA, não é mesmo? Trata-se basicamente de um imposto estadual cujo o foco principal e de arrecadar fundos sobre os donos de veículos automotores.

O IPVA é cobrado e recolhido anualmente pelo estado, que tem obrigação de passar o valor para o governo, qual terá o dever de repartir o dinheiro em 50% e repassar para as Prefeituras das cidades que os veículos estão cadastrados no Detran.

Claro, um dos estados com maiores índices de automóveis não poderia ficar de fora desse imposto.

Estamos falando do estado de São Paulo, no qual nos últimos anos vêm ganhando o titulo de estado com maior alíquota do País. Embora em 2014 o estado juntamente ao governo reduziu cerca de 5% no montante do valor cobrado.

Então, quer saber mais um pouco sobre o IPVA do estado de São Paulo? Leia as informações abaixo.

Veja também outras taxas do DETRAN:

Valor Detran SP IPVA

O valor do Detran SP IPVA é definido de acordo com valor venal do veículo naquele ano corrente, ou seja, o valor de comercialização do automóvel com avaliação de diversas categorias, como tempo de uso, acessórios, conservação, opção de combustível e também número de proprietários. Junto do valor venal do veículo, o Estado adiciona alíquota que pode chegar de 1 a 4%.

Muito se fala sobre a finalidade do dinheiro arrecadado chegando a especula-se informações que os fundos são para a construção e manutenção de novas vias. Mas, esta informação foi a muito tempo desmentida. O nosso dinheiro pago no IPVA poderá ter qualquer finalidade, vai caber à prefeitura do município decidir o destino. O dinheiro poderá ser aplicado em serviços públicos que podem beneficiar a população residente, como na segurança, saúde e educação.

Como pagar e Consultar?

Existem várias formas de pagar o IPVA de seu veículo a sua disposição. Basicamente o dono do bem receberá em sua casa uma carta que contém dados essenciais, como valores, formas de pagamentos, parcelas, informações sobre o veículo em questão, entre outros. Com esta carta, o dono poderá pagar o imposto nas agências bancárias conveniada ao serviço.

Caso tenha passado da data de pagamento ou tenha perdido a carta com as informações existe a possibilidade retirar a 2º via. Para retirar a 2º via do IPVA de São Paulo é preciso apenas, acessar o site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informar o código do RENAVAM e o cadastro de pessoa física, mais conhecido como CPF, ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ.

Fique bastante atento ao Detran SP IPVA não se deixe enganar com qualquer outro site, que não seja do Detran e Secretaria da Fazenda, oferecendo serviços de consultas de IPVA. Os mesmos podem está extraindo seus dados para cometer crimes. Caso foi vítima procure o mais rápido possível denunciar o fato ocorrido.

Você pode entrar em contato com Detran de São Paulo por meio do telefone 0800-170110, caso more no interior poderá ligar para o 0300 101 3333. Ou ir até um escritório do Detran na avenida Interlagos, Aricanduva e Avenida do Estado.

Está com alguma dúvida sobre o Detran SP IPVA? Conte-nos nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *